O Lar

O Lar de S. Miguel é uma Instituição de Solidariedade Social criada pela paróquia de Oliveira de Azeméis no ano de 1945, pelo Padre Joaquim Ferreira Salgueiro, numa época em que muitos eram os Oliveirenses que passavam fome e não tinham assistência médica, social e espiritual.

Foi nesta altura que se deu a construção da primeira parte do actual Lar de S. Miguel, que seria inaugurada em 1946, onde funcionava o então lar dos “Pobrezinhos”. Tinha como objectivo distribuir sopa aos mais necessitados. Os recursos financeiros para o funcionamento da instituição provinham da igreja e de donativos, todavia, como as despesas eram grandes o Padre Salgueiro conseguiu a concessão da exploração do totobola, as receitas obtidas do mesmo, revertiam a favor da instituição.

Uma vez que os utentes desta instituição detinham poucos recursos financeiros e os cuidados de saúde eram escassos, esta equipa contava com a ajuda preciosa de médicos, enfermeiros em regime de voluntariado para a prestação de assistência aos doentes e as farmácias ofereciam os medicamentos